Médicos participam de pesquisa internacional
A insuficiência cardíaca, síndrome clínica que caracteriza uma situação de falência do coração como bomba representa a principal causa de internação nos Estados Unidos. Como essa doença atinge principalmente os idosos e a perspectiva de vida da população tem aumentado, esses números tem sido progressivamente maiores.
Mais gente no mundo todo tem tido esse problema que na maioria das vezes necessita de hospitalização. Preocupados com o crescente gasto que isso representa para a saúde pública mundial, o governo americano através do seu órgão NHLBI – National Heart, Lung, and Blood Institute promoveu importante reunião em Miami nessa semana.
Como convidados e as expensas desse órgão governamental os médicos cardiologistas marilienses João Carlos Braga e Fábio Villaça Guimarães Filho participaram do encontro naquele país.
Foram discutidas novas perspectivas de prevenção e tratamento da Insuficiência Cardíaca, com uso de medicamentos que impedem a fibrose progressiva do coração. Todos os participantes irão observar os dados obtidos com a nova orientação e posteriormente deverão ser apresentados em nova reunião naquele país.
Serviços da Famema são destaque
Os médicos da nossa cidade levaram os dados principalmente dos serviços de cardiologia do Hospital das Clínicas da FAMEMA e da Santa Casa os maiores hospitais da região que lidam com essa doença. Na oportunidade pelo nível de excelência dos exames de ecocardiografia desses hospitais, os dados de nossa cidade também deverão ser apresentados consubstanciados com exames de ecocardiografia que deverão ser confrontados com os exames realizados no exterior.
O médico João Braga disse ter ficado surpreso pelo convite apesar de longa experiência com estudos clínicos essa foi a primeira vez que o convite partiu de órgãos do próprio governo americano “foram poucos centros no Brasil que receberam o convite” finalizou o médico.